Ele vai ser um bom pai??
Ser mãe sempre esteve nos seus planos, produção independente jamais. Você quer casar, montar uma família e criar a prole junto com o maridão. Sim, o viver 'felizes para sempre' é seu sonho de consumo.
E para tanto precisa achar um parceiro 'paizão', participativo, maduro e que, mais do que filhos, queira exercer a paternidade. Como saber se um homem (ou mesmo o seu atual namorado) será um bom pai?
Para ajudá-la a descobrir, conversamos com três psicólogas e, junto com elas, listamos os comportamentos que podem significar que o seu escolhido tem um futuro promissor quando o assunto é paternidade. Basta prestar atenção nas pistas!
ELE GOSTA DE CRIANÇA? - "Uma pista elementar de que ele pode ser um bom pai é o fato de ele demonstrar, na prática, que gosta de criança, ou seja, trata bem e faz brincadeiras", afirma a psicóloga Mariana Matttos, lembrando que tem gente que fala que gosta, mas no trato social mostra o contrário.
ELE FALA EM TER FILHOS? - "Se ele tem o desejo de ser pai e expressa isso, significa que está disposto a ter a responsabilidade dessa vivência e a curtir a paternidade", afirma a psicóloga Thays Araújo.
ELE É PACIENTE - "Temos que ter em mente que criança é diferente de adulto. O homem que procura entender o mundo das crianças, tenta entendê-las e respeita a presença delas, provavelmente, será um bom pai", acredita a psicóloga Mariana Mattos.
COMO ELE SE COMPORTA NA PRESENÇA DE CRIANÇAS? - "Ele brinca com as crianças da família? Como ele trata os irmãos mais novos? Fica irritado com barulho de crianças?", questiona a psicóloga Patrícia Madruga, que está em acordo com Thays Araújo. "A maneira como ele trata e se relaciona com outras crianças pode revelar o seu lado paterno através de como se comporta nessa ocasião", afirma Thays.
COMO É A RELAÇÃO DELE COM OS PRÓPRIOS PAIS? - "Na hora de avaliar se ele vai ou não ser um bom pai é interessante pensar em como é a relação dele com os próprios pais. Afinal, como filhos, aprendemos a ser pais, repetindo o que consideramos posturas acertadas e fugindo de comportamentos dos quais não gostamos", explica a psicóloga Mariana Mattos.
EM QUE FASE DA VIDA ELE ESTÁ? - "O momento de vida dele (e do casal) também pode influenciar na possibilidade de ele ser um bom pai. Por exemplo, se haverá tempo disponível para os filhos e para a família, momentos de lazer, colocação de limites, acompanhamento e participação na rotina dos filhos. Afinal, em cada fase da vida temos prioridades, interesses e comportamentos diferentes", lembra a psicóloga Thay Araújo.
ELE VALORIZA A FAMÍLIA? - "Quando o homem tem valores familiares fortes, gosta dos almoços de família e valoriza sua família primária é uma pista de que ele vai querer construir a sua própria família e ser um bom pai", afirma a psicóloga Mariana Mattos.
CUIDADO COM O PRECONCEITO! - "Mesmo que este rapaz não tenha tido um bom pai, pode ser que ele compense sendo um excelente pai", afirma a psicóloga Patrícia Madruga.
QUE TAL PERGUNTAR A ELE? - "O melhor mesmo é não ficar investigando e sim perguntar a ele e checar a realidade! Claro que você só deve fazer isso se o namora estiver sério, ou você pode espantar seu namorado", finaliza Patrícia Madruga.
4 Comentários:
Ele nao vai ser um pai que mima demais?
Um bom pai pra mim é aquele que impõe limites...
Esse daí tá parecendo que vai é mimar o filho.
Meu marido tem todas essas qualidades....ele não mima não, ele lembra nosso filho todo dia o quanto ele é importante na nossa vida e quanto nós o amamos mas quem manda em somos nós.....
Sou prova de que essas qualidades fazem de um homem um ótimo pai!
Não me ajudou em nada!!! mas... obrigada!
Postar um comentário