Vote Nesse Site

Casa sustentável Brasileira concorrendo a prêmio na Europa


EkóHouse é inspirada na tradição dos índios Tupi-Guaranis. Ekó, na língua indígena, significa maneira de viver. A construção, por isso, foi pensada com características que valorizam a harmonia entre homem e natureza e priorizam o sol como fonte de energia e vida.
“A relação da Ekó House com a cultura indígena busca destacar a integração entre os ciclos da vida humana e da natureza, reforçando o relacionamento com os ciclos naturais, em oposição à ideia da casa como uma separação entre homem e ambiente natural”, diz o site oficial do projeto.
Toda a energia utilizada para o funcionamento da casa é obtida através de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica. A casa é construída em módulos, que garante “flexibilidade de configurações para diferentes famílias”. Um dos módulos abriga os sistemas elétricos e de automação e outros dois são constituídos pelos sistemas hidráulicos e de aquecimento de água e pelos sistemas de climatização. Essa separação modular facilita, inclusive, a execução de serviços de manutenção da casa.
Outra característica importante é o gerenciamento de resíduos, como o mobiliário da cozinha planejado para maximizar a separação do lixo e um vaso sanitário segregador que dispensa o uso de água e facilita o tratamento dos resíduos.
Os efluentes do chuveiro, lavatório e máquina de lavar roupas serão tratados por um sistema natural híbrido de filtros plantados com macrófitas (wetlands), que pode ser produzido em diferentes tamanhos, de acordo com a quantidade de moradores na casa. “Esse sistema, além de ser um jardim por si só, permite a reutilização dos efluentes na agricultura e jardins, fechando os ciclos dos nutrientes na natureza”, diz o projeto.
O ambiente da casa mistura elementos industrializados com outros mais rústicos e procura valorizar o modo de vida brasileiro, “que culturalmente utiliza frequentemente o espaço da cozinha como local de encontro familiar”.  
A competiçãoA casa é o concorrente brasileiro no Solar Decathlon Europe 2012, competição que reunirá 20 equipes de vários países em setembro, em Madri, na Espanha. Serão avaliados projetos de casas sustentáveis a partir de características como arquitetura, eficiência energética, conforto, inovação e viabilidade de fabricação e venda.
A equipe brasileira no Solar Decathlon é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo, com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.




Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Cyber Gringo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo