Vote Nesse Site

Quais são as principais ameaças para usuários de Mac OS?

Muitos usuários do Mac OS acreditam estar imunes a ataques hackers e acabam não se preocupando em adotar condutas mais seguras. De fato, o sistema operacional ainda é menos visado por cibercriminosos do que o Windows, mas isto não indica que a plataforma da Apple não esteja sujeita a riscos.

Seu computador está seguro? Teste a eficácia do seu antivírus
Instalar programas de origem duvidosa é assumir um risco que a própria empresa prefere evitar, ao adicionar bloqueio automático para softwares que não foram baixados pela App Store. Recentemente, grandes ameaças, como antivírus falsos e trojans, vêm preocupando usuários. É muito importante conhecer as principais e encontrar maneiras de evitá-las.
1) Antivírus falsos para Mac
Antivírus falsos são um grande problema para usuários do sistema operacional da Apple. Eles devem ficar atentos e evitar os programas como o MacSecurity, MacProtector e Mac Defender. Este último, por exemplo, infectou milhares de computadores. Por isso, é muito importante pesquisar muito antes de instalar um aplicativo do gênero na plataforma.
As vulnerabilidades encontradas por criminosos no sistema são uma porta de entrada para o desenvolvimento de novas ameaças. Recentemente, um trojan conhecido como Flashback, infectou cerca de 700 mil Macs em todo o mundo, utilizando uma brecha encontrada no Java SE. O malware transformava o computador em uma “máquina zumbi”, utilizada pelos hackers para, entre outras ações, enviar spams e links maliciosos para os seus contatos.
Mesmo com a atualização de segurança disponibilizada pela Apple para solucionar esta brecha, derivados deste malware continuam atacando computadores com Mac OS. A contaminação do sistema acontece quando o usuário visita uma página WordPress infectada.
Em alguns casos, ataques são dirigidos para usuários de Mac OS por e-mail, que trazem em anexo um código malicioso capaz de captar dados digitados. Algumas ameaças não prejudiciais aos sistema e ficam apenas armazenadas em arquivos pessoais do proprietário do computador. Mas, quando copiados ou enviados via e-mail, são disseminados pela rede, infectando equipamentos com plataformas diferentes.
A empresa nunca teve tantos problemas do gênero e parte disso se deve a alta de popularidade do sistema. Segundo especialistas em segurança virtual, a fabricante deve aumentar o número de atualizações de segurança para garantir maior proteção dos Macs.
2) Práticas inseguras de navegação e instalação de aplicativos
Práticas inseguras de navegação na Internet devem ser evitadas. Um computador com Mac OS não está imune e tomar medidas de proteção, como o uso de antivírus, é indicado, para que o computador não sofra um ataque nem tenha problemas com manutenções.
A Apple busca colaborar com a segurança de quem usa o sistema impedindo a instalaçao de softwares não provenientes da sua Mac App Store. O ideal é evitar baixar programas que sejam de origem duvidosa. De fato, a loja de aplicativos oficial da empresa é a fonte mais confiável para baixar apps, pois a procedência é certificada pela própria Apple.
3) Cuidado ao usar programas vulneráveis
O Java, que teve uma séria brecha encontrada por criminosos virtuais e que demorou 49 dias para ser solucionada pela Apple, é um ponto fraco na plataforma. Especialistas recomendam sua desinstalação ou que seja desabilitá-lo no Safari e em outros navegadores instalados.
Outras medidas importantes são: desinstalar o Flash (caso o usuário não precise utilizá-lo), atualizar o Adobe Reader para a versão 10 ou posterior e usar um navegador que possua a ferramenta de segurança sandbox, encontradas em browsers como o Google Chrome.
Os tempos, definitivamente, são outros para quem tem um MacBook ou iMac e a palavra prevenção tem que entrar no vocabulário destes usuários. Existem muitos antivírus para Mac OS no mercado capazes de minimizar as chances de ter o sistema infectado. Pesquise por um antivírus para Mac de origem conhecida no TechTudo Downloads e boa navegação.
Na sua opinião, qual é o melhor antivírus grátis do mercado? Comente abaixo para o blog Cyber Gringo!

FONTE: TechTudo

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Cyber Gringo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo