Internet Explorer cai para menos de 50% perdendo para a evolução
O segundo colocado no ranking da StatCounter é o Firefox, navegador da Mozilla, que tem 31,9% do mercado. A participação do Firefox se mantém estável há um ano.
Por outro lado, o Chrome, navegador do Google, é o que mais ganha mercado desde setembro de 2009. Há um ano atrás, o Chrome tinha apenas 3,69% do mercado e hoje já detém 11,54%, de acordo com a StatCounter. O Google passou a ganhar mercado mais fortemente a partir de dezembro de 2009.
Metodologias diferentes
Mais de 3 milhões de sites na internet possuem um aplicativo de métricas de tráfego grátis disponibilizado pela StatCounter. Por meio dele, os donos de blogs e de sites conseguem acompanhar a audiência e o perfil de internauta que visita o site, de forma semelhante ao Google Analytics. Além de monitorar qual navegador esses internautas usam, a StatCounter também monitora dados sobre ferramentas de busca, redes sociais e sistemas operacionais.
Vale lembrar que os dados de participação de mercado dos navegadores variam conforme a metodologia utilizada pelas consultorias. Estudo de setembro da consultoria NetApplications mostra que o IE ainda possui 59,65% do mercado de navegadores. Neste estudo, o Chrome também aparece com menos mercado do que no estudo da StatCounter: 7,98%.
As posições do ranking e a tendência, no entanto, são as mesmas nos dois estudos: o IE continua liderando o mercado, mas perde parte dele a cada mês, enquanto o Chrome tem uma pequena fatia que cresce rapidamente.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário