Aprenda a votar consciente
Se você já teve dificuldade de escolher o candidato que mais se aproxima do que você espera de um político, vai gostar do site Repolítica*. Nele é possível encontrar candidatos de acordo com as suas preferências de partido, ideologia, valores, temas prioritários (saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura), popularidade, ética, competência ou atuação parlamentar.
Ver vídeo...
Ver vídeo...
Quem constrói o perfil de cada candidato são, também, os próprios eleitores – através de um questionário -, além de dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e da Transparência Brasil*. Ou seja, quanto mais usuários, mais preciso fica o banco de dados. Em 2010, quando entrou no ar, o Repolítica ajudou mais de 150 mil eleitores a encontrarem seu candidato ideal.
Nas eleições deste ano, espera-se que 400 mil políticos estarão disputando atenção dos brasileiros. Muito, não? E para facilitar o processo de escolha, não permitir desestímulo e ajudar na decisão de um voto consciente, o Repolítica será reformulado para agregar vídeos, notícias e perguntas específicas sobre as 20 maiores cidades do país – já que serão eleições municipais. Outra novidade é que, além dos rankings de popularidade, serão lançadas listas a partir da repercussão quanto à ética, competência, o carisma, entre outros critérios.
Para os políticos, a novidade é que eles poderão completar seu perfil gratuitamente, divulgar suas campanhas e ter acesso a estatísticas sobre os usuários que encontram seus perfis.
Mas o novo Repolítica precisará de ajudar para entrar no ar. Seus criadores estão com o projeto no Catarse, plataforma de financimento coletivo, oferecendo recompensas para quem investir nessa ideia – elas vão desde newsletters sobre atualizações dos políticos até o patrocínio de uma pergunta sobre a sua cidade, passando por contas premium para os candidatos. Até o dia 18/05, eles precisam arrecadar R$ 29.885.
O vídeo abaixo fala mais sobre o projeto:
O que achou da iniciativa?
FONTE: S. Interessante
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário