Tu tens ideia de quantos dados já foram criados e compartilhados esse ano??
Se você dedicar algum tempo olhando seu perfil nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e analisar a quantidade de dados gerada por seus amigos, perceberá que o número é imenso. Com a possibilidade de criar o que quiser, tornando-se produtor de qualquer tipo de conteúdo, as redes estão abarrotadas de informação. Porém, os dados armazenados digitalmente são binários, ou seja, uma sequência de zeros e uns que não podem ser facilmente decifrada.
Mas é possível colocar isso em bytes, a medida usual de armazenamento. Segundo um estudo da empresa IDC, até agora foram criados 1.8 zettabytes de arquivos criados e copiados na internet. Este número dobra a cada dois anos. Mas o que esse número representa? Fazendo um comparativo prático: para armazenar 1.8 zettabytes, seria necessário 57,5 bilhões de iPads de 32 GB.
Quanto isso custa para ser armazenado? Algo em torno de 34,4 trilhões de dólares. Esse valor equivale ao PIB dos EUA, Japão, China, Alemanha, Itália, Inglaterra e França, juntos. Isso é equivalente, também, a cada pessoa nos Estados Unidos criar três mensagens no Twitter a cada minuto. Esse conteúdo transformado em filme equivaleria a 200 bilhões de filmes com 120 minutos cada um. Uma pessoa comum demoraria 47 milhões de anos para poder visualizar todo esse conteúdo.
Veja abaixo um infográfico feito pelo Mashable para ilustrar esses dados:
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário